cego e baixa visão!!!
Primeiramente a professora apresentou alguns vídeos para melhor compreendermos o tema.
Em seguida, a professora falou para a turma que disponibilizou estes materiais no AVA.
Mostrou algumas adaptações em materiais como: tesoura, cadeiras que encaixam na mesa ou que tenham prancha, adaptações em talheres, escova de cabelo, presilha no lápis, prancha com fita adesiva, quadro com barra para eles participarem no quadro, capacete com aste, lápis adaptado, entre outros...
A deficiência visual se divide em cego e baixa visão.
O cego trabalha mais com o som, material em alto relevo.
Baixa visão trabalhar com o que tem para estimular o que tem de visão com cores contrastes e com caderno com linhas maiores, com materiais impressos ampliados. Cadernos com pautas mais largas é o caderno ideal para o baixa visão.
Para o baixa visão usar cores com bastante contraste.
Os cegos precisam de materiais adaptados: mapa em alto relevo, globo terrestre e o alfabeto em braile.
Para finalizar a aula em dupla, fizemos uma experiência de como é ser cego. Uma pessoa vendou os olhos, e a outra foi o guia e vice-versa. Para que assim, fossemos dar uma volta na universidade, e sentir a sensação do que é ser cego.
Depois a Professora Beta nos lançou mais um desafio, para respondermos em dupla, e depois entregarmos:
Eu (Mariane) e minha colega Sirlei, consideramos a deificiência auditiva, pois, a pessoa com deficiência visual ela apenas não vê, mas compreende o que falam para ela. Já a auditiva, vê, mas não compreende. Na verdade, essas duas deficiências exigem profissionais comprometidos e capacitados, para que assim possa se realizar um bom trabalho, e um trabalho de qualidade.
Depois a Professora Beta nos lançou mais um desafio, para respondermos em dupla, e depois entregarmos:
Qual das duas deficiências, Visual e Auditiva apresentam maior dificuldade no trabalho pedagógico?
Eu (Mariane) e minha colega Sirlei, consideramos a deificiência auditiva, pois, a pessoa com deficiência visual ela apenas não vê, mas compreende o que falam para ela. Já a auditiva, vê, mas não compreende. Na verdade, essas duas deficiências exigem profissionais comprometidos e capacitados, para que assim possa se realizar um bom trabalho, e um trabalho de qualidade.
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