quinta-feira, 21 de outubro de 2010

13 / 10 / 2010 _ 11ª Aula de Fundamentos e Metodologia da Educação Especial

     Bom, a nossa aula de hoje foi um pouco diferente. A professora Beta solicitou para fazermos três questões sobre a disciplina e os conteúdos estudados sobre Educação Especial, a pergunta também poderia ser uma dúvida que possuíssemos.
    Após, a professora respondeu as perguntas/dúvidas que havíamos construído. E as discussões da aula giraram em torno das questões do grande grupo.
    Este trabalho foi construído em dupla, no caso, nosso trabalho se deu por eu (Mariane) e minha colega Sirlei.
   Apresento a seguir, as nossas perguntas, dúvidas e provocações para que você leitor também possa refletir.

                           QUESTÕES: sobre a disciplina e os
                              conteúdos estudados em Educação Especial 

  • Quais as principais características da escola inclusiva? Cada aluno pertence a sala de aula que ele frequentaria se não possuísse deficiência? Ou agrupamos ou preferimos agrupar alunos com deficiência em classe separadas ou escolas especiais?
  • Estamos preparados para modificar os sistemas de apoio para os alunos a medida que suas necessidades mudem ao longo do ano escolar de tal forma que eles possam atingir e experienciar sucessos e sentir que verdadeiramente pertencem a sua escola e a sua sala de aula? Ou as vezes lhe oferecemos serviços e atividades tão limitadas que eles ficam fadados ao fracasso?
  • Qual deficiência ou síndromes que o professor encontra maiores dificuldades para e com o seu trabalho pedagógico? Em quais situações que o professor titular tem direito ao segundo professor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário