sexta-feira, 17 de setembro de 2010

15 / 09 / 2010 _ 7ª Aula de Fundamentos e Metodologia da Educação Especial

Na aula de hoje, começamos a estudar sobre cada deficiência específica. Na qual, hoje estudamos sobre os surdos e a língua de sinais. Começamos assistindo o vídeo "A linguagem dos sinais", para introduzir a temática.

Algumas considerações do vídeo:

  • Apesar da surdez ser genética, ela pode ser tratada, se avaliadas ao nascimento o surdo pode ouvir; Para isso deve ser até os 6 meses, mas o quanto antes melhor, pois, ela deve ser estimulada para que assim desenvolva a linguagem.
  • O tipo de surdez mais comum é no ouvido interno, para diagnosticar este problema utiliza-se o teste da orelhinha.
  • INES - O Instituto Nacional de Educação, é referência para os surdos (nacional);
  • A internet e a informática foi uma coisa fantástica para os surdos;
  • A libra possui gramática e estrutura própria, e não somente é considerada os gestos;
  • Os surdos e os ouvintes possuem as mesmas capacidades;
  • É importante profissionais capacitados e intérpretes;
  • LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais;
  • A libras representa também conceitos abstratos, assim como as demais línguas;
  • Surdos ou não todos nos igualamos e queremos ouvir;
  • Além do INES, temos a FENEIS - Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos;
Na sequência a professora Beta deu continuação a explicação do slide sobre Educação Inclusiva, na qual não havia concluído ainda.

Algumas considerações sobre a explicação:

  • Para o surdo a expressão facial é mais importante que os sons, sendo que a mesma é indispensável para os mesmos;
  • Os surdos quando querem se expressar, e as pessoas não compreendem, eles ficam irritados;
  • O surdo se distrai com a maior facilidade. As vezes o professor fala e ele não entende, qualquer outra coisa distrai a atenção dele;
  • Preferencialmente o surdo na escola/sala de aula deve sentar sempre na primeira carteira, porque ele vai ter o campo todo na sua frente livre, dificultando a sus distração;
  • Para o surdo nada é formado, deve-se ampliar o seu vocabulário;

Na sequência a professora nos mostrou e fez a representação da língua de sinais; 


Assistimos também ao vídeo "Hellen Keller", que retratava a história de uma menina cega e surda, na qual os pais privam a menina e não acreditavam em seu potencial. Somente com o acopanhamento e disciplina da professora que a acompanhou por um tempo, que a mesma conseguiu se comunicar melhor, e desenvolver as suas habilidades.

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