sexta-feira, 27 de agosto de 2010

25 / 08 / 10 _ 4ª Aula de Fundamentos e Metodologia da Educação Especial

Nessa nossa quarta aula, a professora começou a aula nos entregando um questionário com 18 questões de Auto Avaliação sobre inclusão. Intitulado: "Inclusão: Você está preparado?" / da Revista Nova Escola.
Para ver o que cada uma de nós pensa a respeito da inclusão. Após a professora passou outra folha com as respostas, para que a gente fizesse as devidas correções, com o que respondemos e com o que está no texto e na sequência oportunizou um debate sobre essas questões.


        Questões que foram levantadas no debate:
  • A Lei nº 7.853/89 define crime recusar, suspender, adira, cancelar, ou extinguir a matrícula de um estudante por causa de sua deficiência, em qualquer curso ou nível de ensino, seja ele público ou privado. A pena para o infartor pode variar de um a quatro anos de prisão mais multa.
  • A respeito do bem estar físico, devemos procurar saber sobre o histórico pessoal e escolar do aluno com deficiência, informe-se com a família e o médico sobre o estado de saúde e quais os efeitos dos remédios que ele está tomando. Esse conhecimento é base para sugerir qualquer atividade que exija esforço físico. Os exercícios podem, por exemplo, interferir na metabolização de medicamentos.
  • Cada deficiência requer estratégias e materiais específicos e diversificados. Porém, é preciso reconhecer que cada um aprende de uma forma e num ritmo próprio. Respeitar a diversidade significa dar oportunidades para todos aprenderem os mesmo conteúdos, fazendo as adaptações necessárias (o que não significa dar atividades mais fáceis a quem tem deficiência).
  • Não estamos preparados, pais de crianças com deficiência precisam saber: argumento como esse não pode impedir o filho de estudar. Professores e gestores devem lembrar: não há respaldo legal para recusar a matrícula de quem quer que seja. As leis garantem a inclusão já existe a tempo suficiente. Não aceitar alunos com deficiência é crime, a legislação brasileira garante indistintamente a todos o direito a escola, em qualque nível de ensino.
  • Uma criança com deficiência precisa de dois professores. O de classe, que atua na área da aprendizagem de maneira geral, e o especializado, que trabalha na dos distúrbios. Por isso, enquanto uma professora desperta o lado comunicativo do aluno, a outra cria atividades para intergrá-los na turma.
  • Quem tem deficiência é capaz de muita coisa: ler, escrever, fazer contas, correr, brincar e até mesmo ser independente. A grande novidade é que, se a criança for estimulada a descobrir seu potencial, as dificuldades deixam de persistir em tudo o que ela faz. Ou seja, o aluno precisa de novos desafios para aprender a viver cada vez mais com autonomia. E não há melhor do que a escola para isso.

Dados retirados da Revista Nova Escola, "Inclusão: Todos aprendem quando as crianças com deficiência vão a escola junto com as outras". Edição nº 11 / Outubro de 2006.



Encaminhamentos para próxima aula:


  • Na próxima aula haverá avaliação individual, dos conteúdos estudados até o momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário