sexta-feira, 27 de agosto de 2010

25 / 08 / 10 _ 4ª Aula de Fundamentos e Metodologia da Educação Especial

Nessa nossa quarta aula, a professora começou a aula nos entregando um questionário com 18 questões de Auto Avaliação sobre inclusão. Intitulado: "Inclusão: Você está preparado?" / da Revista Nova Escola.
Para ver o que cada uma de nós pensa a respeito da inclusão. Após a professora passou outra folha com as respostas, para que a gente fizesse as devidas correções, com o que respondemos e com o que está no texto e na sequência oportunizou um debate sobre essas questões.


        Questões que foram levantadas no debate:
  • A Lei nº 7.853/89 define crime recusar, suspender, adira, cancelar, ou extinguir a matrícula de um estudante por causa de sua deficiência, em qualquer curso ou nível de ensino, seja ele público ou privado. A pena para o infartor pode variar de um a quatro anos de prisão mais multa.
  • A respeito do bem estar físico, devemos procurar saber sobre o histórico pessoal e escolar do aluno com deficiência, informe-se com a família e o médico sobre o estado de saúde e quais os efeitos dos remédios que ele está tomando. Esse conhecimento é base para sugerir qualquer atividade que exija esforço físico. Os exercícios podem, por exemplo, interferir na metabolização de medicamentos.
  • Cada deficiência requer estratégias e materiais específicos e diversificados. Porém, é preciso reconhecer que cada um aprende de uma forma e num ritmo próprio. Respeitar a diversidade significa dar oportunidades para todos aprenderem os mesmo conteúdos, fazendo as adaptações necessárias (o que não significa dar atividades mais fáceis a quem tem deficiência).
  • Não estamos preparados, pais de crianças com deficiência precisam saber: argumento como esse não pode impedir o filho de estudar. Professores e gestores devem lembrar: não há respaldo legal para recusar a matrícula de quem quer que seja. As leis garantem a inclusão já existe a tempo suficiente. Não aceitar alunos com deficiência é crime, a legislação brasileira garante indistintamente a todos o direito a escola, em qualque nível de ensino.
  • Uma criança com deficiência precisa de dois professores. O de classe, que atua na área da aprendizagem de maneira geral, e o especializado, que trabalha na dos distúrbios. Por isso, enquanto uma professora desperta o lado comunicativo do aluno, a outra cria atividades para intergrá-los na turma.
  • Quem tem deficiência é capaz de muita coisa: ler, escrever, fazer contas, correr, brincar e até mesmo ser independente. A grande novidade é que, se a criança for estimulada a descobrir seu potencial, as dificuldades deixam de persistir em tudo o que ela faz. Ou seja, o aluno precisa de novos desafios para aprender a viver cada vez mais com autonomia. E não há melhor do que a escola para isso.

Dados retirados da Revista Nova Escola, "Inclusão: Todos aprendem quando as crianças com deficiência vão a escola junto com as outras". Edição nº 11 / Outubro de 2006.



Encaminhamentos para próxima aula:


  • Na próxima aula haverá avaliação individual, dos conteúdos estudados até o momento.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

23 / 08 / 2010 _ Poesia: "Inclusão"

Olá, galerinha estava navegando pela internet e encontrei uma mensagem muito interessante que fala sobre inclusão, postada por Maria de Fátima Lúcia Santana Itarema - CE. Então resolvi compartilhar com vocês!!!





                    Inclusão


Há muita preocupação das autoridades
A educação é para todos
Um olhar para os deficientes
A escola trabalhar as suas dificuldades


São projetos com ações
Despertando o interesse
Precisamos colaborar
Para descobrir suas atenções


Fazer sentir seus desejos
Um jogo de atividades
Dar significados as atitudes
Respeitando suas diferenças


É o mundo dos especiais
Que andam a passos lentos
Cada um tem um olhar
Precisamos nos integrar


São seres humanos
Penalizados pelo destino
A família é seu apoio
A escola seu futuro


O professor mergulha no seu eu
Usando toda sua magia
Querendo desenvolver este ser
E somar seu trabalho todo dia


Ele é o grande mediador
Desta difícil inclusão
Orientando a funcionalidade
Descobrindo as habilidades
Para chegar à terminalidade


É a Educação Especial
Com novo olhar para vida!!!



















Pessoal visitem este site é muito legal:
 http://www.pucrs.br/mj/poema-deficiente.php

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

18 / 08 / 2010 _ 3ª Aula de Fundamentos e Metodologia da Educação Especial

Para nossa terceira aula de Educação Especial, a Professora Beta nos encaminhou alguns materiais por e-mail para realizarmos a leitura para a aula. Também nos encaminhou o roteiro de observação para o nosso Estágio de Monitoria na Educação Especial, e para as observações solicitadas. Observações na APAE, e em uma escola que tenha um deficiente físico, mental, visual e auditivo, para que possamos fazer a relação de como é o atendimento nas escolas e na APAE.
Ainda encaminhou uma relação de filmes sobre as deficiências, na qual listei abaixo os que mais me identifiquei, para compartilhar com vocês:

  •  Um amor muito especial ( A força do amor): Fala de um garoto especial luta contra várias dificuldades para disputar uma olimpíada de deficientes físicos.

  •  Filhos do silêncio: Conta a história de um dedicado professor que vai trabalhar em uma pequena cidade e conhece uma moça surda que não se aproxima de ninguém.

  • Força de um campeão: Mostra uma jovem atleta tem doença incurável que obriga os médicos a amputar uma de suas pernas. Mas, perseverante decide competir numa maratona.

  • Presa do silêncio: Conta uma incessante luta de uma psicóloga para recuperar uma jovem que deixou de falar.

  • Lágrimas do silêncio: Fala da história de uma moça surda e seu dilema com a família.

  • Uma lição de amor: Mostra a história de um homem deficiente mental lutando para poder cuidar de sua filha.

  • Simples como amar: É a história de uma jovem deficiente mental e sua luta com a família para morar sozinha.
Na aula a Professora fez a explicação do material que ela nos enviou por e-mail "Educação Inclusiva".


    11 / 08 / 2010 _ 2ª Aula de Fundamentos e Metodologia da Educação Especial

    Nossa segunda aula de Educação Especial foi a
    distância, conforme combinado na aula anterior.
    Neste dia, nosso grupo combinou de fazer algumas leituras sobre nosso tema "Autismo", para então nos reunirmos e fazermos o trabalho. Dessa forma, fiz algumas pesquisas na internet e peguei os livros na biblioteca para realizar as leituras.

    Como curiosidade: "Autismo é uma alteração cerebral, um transtorno que compromete o desenvolvimento psiconeurológico e afeta a capacidade da pessoa se comunicar, compreender e falar, afetando seu convivio social de forma global".

    Sites Recomendados:


    04 /08/ 2010 _ 1ª Aula de Fundamentos e Metodologia da Educação Especial

    Nossa primeira aula de Fundamentos e Metodologia da Educação Especial, foi muito legal e produtiva, primeiro realizamos uma breve apresentação onde cada acadêmica disse seu nome, onde mora, se tinha experiências na área... De forma geral falamos um pouquinho de cada um de nós. Posteriormente as apresentações, a professora Beta nos apresentou o plano de ensino da disciplina e conversou conosco, a respeito de como irá ser o semestre, o que vamos aprender e de como seriam as avaliações. Após, nos apresentou vários livros sobre "Educação Especial" e comentou um pouquinho de cada livro. E pediu que cada acadêmica fizesse a escolha de um dos livros, para fazer um fichamento e apresentar para a turma conforme cronograma. Ah, e comentou ainda, que não se faz necessário ser os livros que ela apresentou, que se conhecermos algum outro livro que fale sobre a educação especial pode ser. Em seguida, a professora deu os encaminhamentos para a próxima aula (11/08) que na verdade não será aula presencial, devido ela ter um compromisso para esta data. Em função disso, a turma se dividiu em grupos e ela entregou para grupo um tema, os grupos terão que fazer uma síntese do tema, e preparar uma apresentação para a turma com vídeos. A organização dos trabalhos, se dará de acordo com os grupos.
    Nosso grupo, sou eu Mari e minhas colegas Giane, Luana, Renata e Sirlei e nosso tema é "Autismo".

    Alguns livros sugeridos pela Professora: